Quem ama usar alho diariamente na hora de cozinhar e é apaixonado por aquele cheirinho de alho fritando? Eu sou, mas picar o alho todos os dias e tentar tirar o cheiro do bendito das mãos me dava uma preguicenta, confesso. Quando morava com a minha mãe e não cozinhava com frequência eu não ligava de fazer isso, mas quando saí de casa e a rotina de alimentação ficou totalmente nas mãos dos dois únicos habitantes da casa que agora teriam que cozinhar todos os dias e não faziam isso sempre até então, começou a ficar trabalhoso. E, claro, que a minha pergunta preferida veio rapidinho a cabeça: será que tem um jeito mais simples e mais fácil de fazer isso? Uma forma de temperar a comida sem apelar pra os temperos industrializados?
E eu encontrei uma forma! Aprendi com a mãe de uma amiga que tinha uma cantina a facilitar essa rotina, e uso a dica dela até hoje!
Vamos lá. Vou passar a receita que eu uso, mas não se prenda às quantidades e sim a proporção.
Pra fazer um potinho pequeno, como o da foto, bato no processador de alimentos ou com um mixer:
  • 1 cebola pequena ou meia cebola média
  • 1 cabeça de alho
  • Sal a gosto
A ideia é ficar uma pasta com pedacinhos bem pequenos. Coloque essa mistura no congelador em um pote com tampa, e quando precisar usar, raspe com uma colher a quantidade necessária. Essa quantidade dura cerca de 2 meses no congelador, usando todos os dias! Facilita e agiliza bastante a rotina porque você só vai precisar fazer isso 6 vezes no ano, já pensou nisso? Isso se você fizer essa quantidade porque, se dobrar a receita, vai durar 4 meses! Fiz o teste na minha casa e já vi essa mistura ficar quase 5 meses no congelador sem estragar. Dura muito tempo!
Então vamos dar adeus a choradeira diária cortando cebola, ao cheiro de alho nas mãos que acompanha a gente todos os dias e ao tempo gasto em cada refeição preparada descascando/picando/amassando/ esses dois itens e bora ter mais agilidade na hora de cozinhar!
Espero que vocês tenham gostado da dica e que agora sobre mais tempo pra elaborar suas receitas!
Beijos!

Sobre Mila Bueno

E aí pessoa linda que tá do outro lado da tela, tudo bem com você? Eu sou a Mila Bueno, uma Personal organizer que vive um estilo de vida minimalista com a família e compartilha com vocês conteúdo sobre organização, minimalismo e autoconhecimento! Seja bem vinda!

Sem Comentários

  1. Leni em 14 de dezembro de 2016 às 19:26

    Muito bom!! Nesta vidaloka toda praticidade é bem vinda! Beijo!!!

    • Mila Bueno em 14 de dezembro de 2016 às 19:28

      Me conta se você gostou depois de fazer! Beijo!

  2. Salsinha e cebolinha sempre fresquinhos! | Mila Bueno em 30 de janeiro de 2017 às 13:03

    […] que não só facilita, como também ajuda a economizar. Lembram que eu falei sobre congelar alho Pra facilitar a rotina na cozinha? Então, a dica desse post também usa o congelador à nosso favor. Eu amo salsinha e cebolinha, […]

  3. Papinha de bebê saudável e prática | Mila Bueno em 30 de janeiro de 2017 às 13:03

    […] ainda, o congelador é meu grande aliado na cozinha! Faço e congelo meu tempero de alho e cebola Pra facilitar a rotina na cozinha e pra ter Salsinha e cebolinha sempre fresquinhos! Bom, como o pediatra da minha filha recomendou […]

  4. Bora comer mais saudável de forma prática? | Mila Bueno em 15 de fevereiro de 2017 às 12:34

    […] semana pra fazer essas coisas que vão pro congelador. Meu tempero do dia a dia que está aqui em Pra facilitar a rotina na cozinha dura meses, Salsinha e cebolinha sempre fresquinhos! dura semanas, então raramente vou preparar […]

Deixe um Comentário