5-why

Oi pessoal!

Tudo bem com vocês?

Você já ouviu falar na técnica dos 5 porquês – ou 5-why?

Eu descobri essa técnica quando estava lendo o livro O Método Bullet Journal e fiquei surpresa com a simplicidade da técnica e em como ela é poderosa.

Foi uma coisa do tipo: como eu não soube disso antes? Ia facilitar tanto a minha tomada de decisões e o processo de mudança de hábitos!

Se você fizer uma busca aí na web vai encontrar bastante conteúdo sobre a tecnica dos 5 porquês voltada para a estrutura empresarial.

Aqui, eu quero te mostrar como eu usei essa tecnica na vida pessoal, naquele momento em que alguma coisa não esta indo bem mas eu não consegui identificar com clareza o que estava errado e muito menos o que fazer pra consertar.

A técnica é o seguinte:

Se questione pela primeira vez e então questione a sua resposta, até responder 5 porquês.

Vou explicar com um exemplo.

Julieta gostaria de ler mais livros. Então ela começa a aplicar a técnica e se pergunta: 

  • Por que eu não leio mais livros? (1º porquê)
    • Porque eu não tenho tempo.
  • Por que eu não tenho tempo? (2º porquê)
    • Porque eu trabalho e estudo.
  • Por que eu trabalho e estudo? (3º porquê)
    • Porque eu quero ser mais qualificada e ganhar mais dinheiro.
  • Por que eu quero ser mais qualificada e ganhar mais dinheiro? (4º porquê)
    • Porque eu quero poder ter uma vida confortável.
  • Por que eu quero ter uma vida confortável? (5º porquê)
    • Para poder ter tempo livre para viajar, passear e ler mais!

BAAAAM!!!

Percebeu o ciclo doido? Será que a Julieta precisa mesmo trabalhar tanto e estudar tanto se um dos grandes objetivos finais da vida dela poderia ser feito agora? Isso abre espaço para questionamentos mais profundos, percebe?

É claro que esse foi só um exemplo, mas eu mesma consegui perceber coisas profundas sobre os meus sonhos e desejos. Consegui perceber que eu poderia perfeitamente fazer algumas coisas que eu não estou conseguindo agora mesmo, sem esperar ter mais dinheiro. Percebi que algumas coisas não custam quase nada e que, por algum motivo, eu estava nesse ciclo doido da Julieta, deixando de fazer o que eu quero agora pra fazer o que eu não quero pra tentar fazer aquilo que eu quero depois.

Isso não faz o menor sentido quando a gente olha sob a perspectiva dos 5 porquês, não é?

Então, aplique essa técnica na sua vida, sempre que perceber que atingiu um impasse e não tem certeza sob qual a melhor decisão a tomar. Sejam decisões com pouco ou com muito impacto, use a técnica dos 5 porquês.

Agora, antes de ir embora desse post, me conta se você já conhecia a técnica?

Abraços e até semana que vem!

Sobre Mila Bueno

E aí pessoa linda que tá do outro lado da tela, tudo bem com você? Eu sou a Mila Bueno, uma Personal organizer que vive um estilo de vida minimalista com a família e compartilha com vocês conteúdo sobre organização, minimalismo e autoconhecimento! Seja bem vinda!

Deixe um Comentário