E aí pessoa linda que tá do outro lado da tela, tudo bem?


Quando a gente trabalha fora a empresa já tem as próprias regras de conduta definidas. Tem horário definido para entrada e saída dos funcionários, horário definido para o almoço e as possíveis pausas que aconteçam durante o dia, horário para reunião e por aí vai, variando de acordo com cada empresa.


Nós somos contratados e assumimos o ritmo de trabalho da empresa, simples assim.


Mas, e quando a gente trabalha em casa? E quando a gente é a própria empresa ou temos flexibilidade de prestar nosso serviço para a empresa em que trabalhamos da nossa casa mesmo?


E quando acontece algo tão inusitado quanto esse isolamento social que está acontecendo agora e muitas pessoas tem que adotar o estilo Home Office de trabalho mesmo sem nunca ter feito isso antes?


Bom, eu já trabalho em Home Office há algum tempo e sou minha própria empresa, então, tive que desenvolver processos de trabalho que funcionassem bem. Adicione a  esse Home Office que eu já faço 2 menininhas lindas que, em um período típico vão pra escola apenas meio período, e você já vai entender que eu cumpro tripla jornada aqui em casa – mãe, empreendedora e “governanta da minha casa” 😅 – e precisei caprichar nesses processos aí que eu citei pra conseguir dar conta de tudo.


E quando eu achava que já estava com a rotina bem atarefada, começou o isolamento social e meu marido começou a fazer Home Office também! E as meninas pararam de ir pra escola! E foi aí que todos os meus processos foram colocados á prova e…foram aprovados!


Então, aqui vão 4 dicas pra te ajudar a fazer um Home Office mais tranquilo, seja em quarentena ou não, porque essas são as estratégias que eu tenho usado e que se tornaram fundamentais pra eu trabalhar bem de casa.


Dica 1 – Seja flexível


Como eu falei lá no comecinho desse texto, trabalhar em casa é diferente de trabalhar fora em termos de rotina. 


Em casa, você é quem dita as regras e os horários então, não tente trazer a mesma configuração de rotina que funciona no escritório pra a sua casa. Ainda mais se você tem mais pessoas com você enquanto trabalha, como está acontecendo agora nesse período de isolamento social. 


Se essas pessoas são os seus filhos, você vai precisar, PRECISAR, compreender que não vai ser possível trabalhar horas e horas ininterruptas. Então, defina um período de testes. Estude como as coisas funcionam melhor, quebre uma tarefa grandes em algumas tarefas pequenas e que levam menos tempo pra ser executadas e observe o que funciona e o que não funciona. 


Depois, coloque em prática o que você percebeu que funciona e crie suas próprias regras de rotina de trabalho.


Dica 2 – Tenha metas diárias, semanais e mensais


Ao invés de definir que vai trabalhar das 8h às 12h, parar para 1h de almoço e depois  retomar o trabalho das 13h às 17h, defina o que precisa ser feito hoje e quanto tempo você leva para cumprir cada trecho micro dessa tarefa macro. Assim, as interrupções do dia a dia não vão te atrapalhar tanto.


E para saber exatamente o que precisa ser feito a cada dia, faça um planejamento semanal. O que precisa ser feito essa semana ou toda a semana?


Quer ter ainda mais precisão e flexibilidade para reagendar alguma tarefa se for preciso?


Faça um planejamento mensal.

Dica 3 – Aproveite o tempo extra


Se você trabalha em casa, você não se desloca para lugar nenhum pra trabalhar. Para algumas pessoas que estão fazendo Home Office em função da quarentena, isso pode significar horas a mais no dia!


Então, aproveite esse tempo extra! Sabe aquela rotina de exercícios que iriam levar apenas 30 minutos pra se tornar real? Agora você tem esse tempo!


Você ler o livro que tanto queria mas não tinha tempo, dormir um pouco mais pela manhã, fazer as refeições com a sua família…esse tempinho a mais todos os dias pode fazer uma grande diferença no equilíbrio de todos os papéis que você assume!


Dica 4 – Monte sua Nécessaire do Home Office Transitório


Eu sei que muita gente indica que a gente crie um espaço fixo na casa para o Home Office e trabalhe sempre no mesmo lugar.


Eu sei.


Mas pra mim isso não funciona. 


Tem dias que está batendo um sol delicioso e quentinho no quintal e eu quero trabalhar sentada na rede. 


Outros dias tá um frio de lascar e eu quero trabalhar sentada na cama embaixo das cobertas. 


E também acontece de eu preferir trabalhar no sofá, ouvindo música e tomando um café.


Eu me sinto confortável assim e minha produtividade não é afetada por essa troca de local de trabalho.


Mas eu preciso de algumas coisas pra trabalhar, como meu notebook, celular, fones de ouvido, carregador do note, do celular, tripé de mesa para gravar vídeos…enfim, alguns acessórios são necessários pra que eu consiga transitar pela casa assim enquanto trabalho.


Por isso, montei minha Nécessaire do Home Office Transitório. Com o tempo eu fui percebendo tudo o que eu preciso pra dar apoio à minha rotina de trabalho e coloquei essas coisas em uma necessite que eu já tinha em casa e usava quando viajava.


Toda a vez que eu troco de lugar pra trabalhar, tenho tudo o que preciso comigo.

Espero que essas dicas te ajudem a fazer um Home Office tranquilo e funcional tanto  em quarentena quanto fora dela.


Abraços e até semana que vem 😉

Sobre Mila Bueno

E aí pessoa linda que tá do outro lado da tela, tudo bem com você? Eu sou a Mila Bueno, uma Personal organizer que vive um estilo de vida minimalista com a família e compartilha com vocês conteúdo sobre organização, minimalismo e autoconhecimento! Seja bem vinda!

Deixe um Comentário