Olá, pessoa que tá aí do outro lado da tela, tudo bem com você?

Como a gente faz pra manter as coisas organizadinhas, do jeitinho que a gente deixou por bastante tempo?

Essa é uma boa pergunta, né?

Sempre que a gente menciona o processo de organização o nosso foco acaba indo naturalmente para o que a gente já tem em casa. Quando a gente fala em processo de desapego também.

Mas, e depois? Depois que o processo de desapego e organização terminam, a nossa vida continua acontecendo.

A gente continua comprando coisas, ganhando coisas, fazendo download de coisas, dando prints na tela do celular… coisas novas continuam chegando na nossa vida e isso é normal.

E se a gente não encontrar um bom processo, que funcione pra gente, para lidar com as coisas novas que vão chegando, não vai ter jeito: a desorganização vai voltar e as tralhas vão se instalar de novo, acabando com a vida desapegada e organizada que a gente dedicou tanto tempo e energia para construir.

Mas não se preocupe. Hoje eu tenho algumas dicas pra te dar que vão ser muito úteis pra controlar a entrada de coisas novas na sua vida e manter a casa organizada por bastante tempo.

Vamos lá!

1 – Tenha “caixas de entrada”

CAIXAS, no plural. 

Elas vão ser muito úteis tanto para as coisas materiais quanto para as digitais.

Para as coisas materiais, tenha um cesto, uma bandeja ou literalmente uma caixa o mais próximo possível da porta de entrada da sua casa. Se você mora com mais pessoas na casa e o seu quarto é que é o seu espaço pessoal, coloque essa caixa de entrada o mais próximo possível da porta do seu quarto. 

E no mundo digital, tenha uma pasta no computador, uma pasta na sua caixa de emails, uma pasta no seu celular, enfim, uma pastinha específica em cada dispositivo onde você captura informações para que todas essas capturas fiquem no mesmo lugar. 

O objetivo da caixa de entrada é concentrar em um único lugar tudo que chega de novo na sua vida para impedir que a bagunça se instale. Assim, tudo o que foi capturado não vai ficar jogado por aí e você vai gastar menos tempo procurando depois.

2 – Antes mesmo de colocar na caixa de entrada, já elimine tudo o que não faz sentido

Pode ser que nessa etapa, você jogue fora o que NÃO faz sentido manter mas não tenha tempo de organizar o que FAZ sentido. Tudo bem!

Se concentre apenas nas coisas óbvias como folhetos que você acabou pegando na rua ou embalagens.

3 – 1x por semana, pegue essas caixas de entrada e processe tudo

Agora a brincadeira de verdade começa, na etapa que a gente vai chamar de PROCESSAMENTO.

1x por semana, acesse suas caixas de entrada digitais e pegue a sua caixa de entrada física para processar tudo o que está lá.

E o que é PROCESSAR? É decidir o que vai fazer com cada uma das coisas que tem nas caixas de entrada e FAZER. 

Guarde as coisas no lugar a que elas pertencem, mova os arquivos para o lugar certo e mova os emails para as pastas certas.

E aproveite para verificar de novo se não tem nada que pode ser apenas eliminado em vez de guardado.

Essa é uma pequena mudança que vai causar um grande impacto na frequência que você precisa arrumar as coisas e ainda vai manter tudo em ordem por muito mais tempo.

Ah, e vale a pena ressaltar: tudo é questão de hábito. Pode ser difícil começar mas vai ficar mais intuitivo com o tempo.

Então, pode ser que no começo você simplesmente coloque tudo na caixa de entrada mas esqueça da etapa de eliminar o que não faz sentido antes. Tá tudo bem!

Ou pode ser que você use direitinho as caixas de entrada, elimine na hora o que não faz sentido mas tenha dificuldade em separar um tempo para a etapa de processamento. Óquêi, também!

Simplesmente continue fazendo e tentando se lembrar de colocar todo o processo em prática. 

Com o tempo, o processo completo vai ficar enraizado na sua rotina de tal forma que você vai fazer sem pensar.

Um beijo e até o próximo post!

Sobre Mila Bueno

E aí pessoa linda que tá do outro lado da tela, tudo bem com você? Eu sou a Mila Bueno, uma Personal organizer que vive um estilo de vida minimalista com a família e compartilha com vocês conteúdo sobre organização, minimalismo e autoconhecimento! Seja bem vinda!

Deixe um Comentário